Como lembrar de tudo o que aprendemos

Você já passou pela experiência de assistir a uma palestra, ler algo, ou assistir à uma aula e ter plena convicção de que entendeu a conclusão de quem falou ou escreveu mas depois de algumas horas não ser capaz de contar em detalhes sobre o que leu ou ouviu a um colega? Existem 3 grandes fatores para que isso ocorra:

1) Confundimos informação com aprendizado
2) Sobrecarregamos nossa memória de curta duração, fazendo com que não consigamos desenvolver raciocínios que garantem que a informação chegue a memória de longa duração.
3) Fazemos muitas tarefas ao mesmo tempo!

Sobre confundir informação com aprendizado:

- Confundimos a capacidade de acompanhar o raciocínio de alguém com a capacidade de desenvolvê-lo ou de explicar seus argumentos.
- Tendemos a acreditar que ao pesquisar um termo no Google, ele automaticamente será armazenado na nossa memória de longa duração.
- O fato de nos debruçarmos por muito tempo sobre um material não garante que saibamos verdadeiramente sobre ele.

"A pessoa que diz que sabe o que ele pensa mas não é capaz de expressá - lo, geralmente não sabe o que ele pensa!", Mortimer Adler, filósofo.

Essa frase explica a diferença entre se ser informado e saber verdadeiramente sobre algo. O fato de sermos tão informados sobre as coisas  nos dá a ilusão de que sabemos muito.

 Um exemplo do efeito dessa confusão é aquela pessoa que toma posições em discussões nas mídias sociais e se exalta, desqualifica ou foge de uma discussão saudável ao perceber que não é capaz de argumentar, contextualizar ou mesmo justificar suas colocações. Ele é apenas um "Spotfy" que repassa aquilo que ouviu e foi "mastigado" para que ele consumisse de forma fácil.

Pensar por si mesmo é um desafio, mas ao fazê-lo você exercita seu cérebro e o torna mais eficiente. O cérebro é um músculo que precisa ser trabalhado e não um HD de computador que armazena dados apenas. E como exercitar o cérebro?

Faça leituras ativas, estude vários  pontos de vista sobre um mesmo assunto, converse com pessoas mais inteligentes do que você e o mais importante: Não sobrecarregue seu cérebro com informações!

Se você ainda não desistiu de ler este texto, nesse ponto você deve estar se perguntando; " O título do texto não era sobre memória?

Acontece que existem 2 tipos de memória: a memória recente e a de longa duração e essa está totalmente relacionada a compreensão!

Sobre a memória de curta e de longa duração:

É importante que cada pedacinho de informação que recebemos seja organizado em padrões de conhecimento e esquemas. Eu, por exemplo, memorizei os verbos irregulares em inglês separando-os por famílias. Aqueles que não mudam ´ to read, read, read; to hit, hit, hit´; depois os que mudam usando o mesmo padrão; drive, drove, driven; ride, rode, ridden´.
Você pode, desenvolver um esquema diferente do meu mas perceba que haverá sempre uma participação intelectual no processo.

Quanto mais esquemas você constrói mais aprimora sua capacidade de relacionar o novo com aquilo que já está fixado na sua mente, apoiado por esquemas e raciocínios já desenvolvidos. Por isso é importante que você selecione bem aquilo que quer guardar na sua memória de longo prazo, porque você precisará sempre trabalhar as informações que a principio estarão na memória de curta duração para que elas passem para a memória de longa duração. E isso leva tempo!

Se você assiste 10 episódios de Game of Thrones em sequência e não para uns segundos entre um episódio para se fazer perguntas que te ajudem a compreender o enredo, você provavelmente terá dificuldade em lembrar tudo o que viu, e até mesmo os nomes dos personagens no dia seguinte. Falo por experiência própria!

Eu adoro toda essa oferta de informação que nos rodeia mas, se interrompemos uma leitura para conferir o WhatsApp ou ficamos mudando de Instagram para Podcast e para o livro de novo, nós sobrecarregamos nosso cérebro e ele entra em pane. Precisamos de foco para alimentarmos nossa memória de curta duração com eficiência, criarmos esquemas e reflexões e finalmente armazenarmos a conclusão na memória de longa duração. Com o excesso de estímulos não concluímos nem mesmo a primeira etapa com sucesso...

Sobre fazermos muitas tarefas ao mesmo tempo:

Cada vez que você para uma tarefa para fazer outra, seu cérebro "reseta". Portanto, é imprescindível eliminar distrações, excesso de informações e atividades alternadas.
Resolvidos esses pontos que te atrapalham, passemos para como desenvolver  informações  para que esses passem da memória de curta duração para a longa.

 read - recall - spaced repetition 

 Escreva explicando  o que acabou de ler. Cada vez que esquecer, volte no texto e leia de novo até preencher todas as lacunas da sua memória recente. No final, faça um resumo bem simplificado de tudo o que escreveu. Imagine que está explicando á uma criança de 5 anos.
Usar analogias é algo super eficiente, porque ela torna algo complexo em algo mais cotidiano e comum ao cérebro. Quanto mais você revisitar suas conclusões, mais fortes ficarão as conexões entre seus neurônios.

Qualidade x quantidade
Pense no seu cérebro como um músculo, você precisa exercita-lo com regularidade. Não adianta treinar 10h em um só dia e ficar um mês sem ir á academia. E se você tiver preguiça de começar todo esse processo se inspire na frase:

                   " True freedom is impossible without a mind made free by discipline"

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