O que uma letra de música pode fazer pelo seu Inglês?

Fui ao cinema  sábado passado assistir Bohemian Rhapsody e não consegui parar de pensar no filme desde então. As músicas não saem da minha cabeça e por isso resolvi escrever sobre a letra da música que deu nome ao filme. Como o próprio título declara, a letra é uma Rapsódia e portanto é uma obra literária. Assim sendo, seu significado só se completa com a interação de quem lê ou ouve. Se você é capaz de justificar sua interpretação usando as palavras do próprio texto, ela é verdadeira, mesmo que essa não tenha sido a mensagem pessoal do autor. A obra transcende a intenção de quem escreve e por isso uma obra como Bohemiam Rhapsody é tao rica, interessante e bonita.


´Mama, just killed a man
 Mama didn´t mean to make you cry
 I´m not back again this time tomorrow
 too late, my time has come.
 Gotta leave you all behind and face the truth
 Mama, I don´t want to die

Uma interpretação possível do trecho descrito acima é que o autor estivesse assumindo sua homossexualidade para sí mesmo, para a família e seu público.

Mama, Eu matei um homem.
Mama, eu não quis te fazer chorar.
Eu não vou voltar na mesma hora amanhã.
É tarde, meu tempo chegou.
Tenho que deixar tudo pra trás e aceitar a verdade!     
Mama, Eu não quero morrer.


 Esse 'homem" seria a figura heterossexual que ele apresentava para a sociedade. Ele não queria decepcionar a mãe mas o  tempo de  assumir quem era de verdade havia chegado.
 Ele não quer que a mãe, o público e amigos o considerem morto. Ele quer ser aceito e amado!




Ís this the real life? Ís this just fantasy?
I´m just a poor boy, I need no sympathy
I´m easy come, easy go
Any way the wind blows
doesn´t really matter to me

Essa é a vida real ou só uma fantasia?
Eu sou só um pobre garoto, não preciso da sua empatia
O que vem fácil, vai fácil
Não importa como sopre o vento
Nada realmente importa pra mim.

Vejo aqui que todo o sucesso e dinheiro que ele pudesse ter ganhado através de um personagem não interessava para ele.


Uma outra possível interpretação é de que a banda estivesse  "assassinando" a  música convencional e arriscando todo o sucesso que haviam conquistado até ali, visto que essa música havia sido muito criticada e rejeitada pelas rádios e produtores antes do lançamento.
Considerando que Bohemian pode significar pessoa que tenha interesses artísticos que se oponham aos padrões impostos pela sociedade, entendo que o título explica a letra. A banda quer ser fiel às suas convicções artísticas e não se importa com que venha fácil. Vão aceitar o que tiverem que ganhar ou perder, sem precisar da empatia de ninguém. Embora intimamente não queiram morrer para o público, não querem ganhar fama ou dinheiro negando a identidade artística deles.

E aí? Qual a sua interpretação? Estudar letras de música pode ser um caminho muito interessante para seu aprendizado de Inglês. Buscar todas os possíveis significados de uma palavra, estudar sua pronúncia, cantar, refletir e vivenciar a canção pode ser estimulante! Me conte nos comentários sobre suas experiencias com letras de música.
                                                                                           

Comentários

  1. Adorei sua análise da letra da música. Sempre gostei de ler e entender as músicas em inglês. Nesse final de semana irei assistir o filme, depois do seu comentário na última aula. Adorei 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que tenha gostado. Muito obrigada pelo apoio e palavras de incentivo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas