"Eu não entendo nada do que eles falam..." Será?
Você está no seu quarto assistindo uma série na NETFLIX , com volume alto, quando sua mãe te chama lá da cozinha: "VEM JANTAR!!!". Seja sincero! Você, geralmente escuta a frase inteira ou ouve algo como: ".....TAAAAAR!!!!"? Provavelmente, muitas vezes, você escuta a segunda opção, mas mesmo sem ouvir tudo, você responde "JÁ VOU!!!".
Quando ouvimos alguém falar, não absorvemos a informação apenas através das palavras. Nós observamos o contexto, recursos visuais, gestos, entonação...Tudo isso comunica! Nesse exemplo, você com certeza usou o contexto (hora do jantar) e a entonação da frase. Esses dois elementos foram suficientes para haver comunicação.
O problema é que quando ouvimos algo em uma língua estrangeira, a qual estamos estudando, nos sentimos frustrados quando não entendemos todas as palavras ditas. É como se estivéssemos trapaceando.
Isso é muito comum, principalmente entre alunos iniciantes, Eles ouvem o trecho proposto pelo professor, escolhem a alternativa correta mas não ficam satisfeitos. Geralmente esses alunos argumentam dizendo algo como: "Eu não entendi nada do que foi dito, eu chutei!!!". Na verdade, esse "chute" é chamado de estratégia de aprendizado. Provavelmente, você acha que não entendeu porque não seria capaz de reproduzir o que foi dito. Mas lembre-se que esse não é o objetivo. Aqui trata-se de uma habilidade de 'Input' (entrada do conhecimento/escutar) e não de 'Output´ (saída/falar). Seu cérebro captou a ideia geral, eliminou as alternativas absurdas e inferiu a resposta correta usando as alternativas como ajuda.
Quando se estuda um idioma, há que se oferecer aos alunos diálogos verossímeis. Não se pode simular uma conversa com o conteúdo exato que o aluno saiba, ou que seja dito muito devagar. O aluno precisa se acostumar com a velocidade, entonação e pronúncia mais próximas do Idioma usado nas ruas. Como professora eu te digo: Se você entendeu o suficiente para acertar a alternativa, seu objetivo foi alcançado. Celebre sua conquista!
Uma outra questão são as pausas, principalmente durante os testes! Os alunos querem que o professor crie pausas para que eles possam compreender o que foi dito.
A questão é: Cada língua tem sua estrutura e particularidades. Processar informações em diferentes idiomas exige um cérebro ágil, por exemplo: Quando você diz que gosta de chocolate em português, você precisará usar 4 palavras: " Eu gosto de chocolate!". Quando você diz o mesmo em Inglês, " I like chocolate", você usará apenas 3, ou seja, seu cérebro precisa ser mais rápido ao processar a informação em Inglês do que quando essa frase for dita em Português. Se você, sempre, fizer pausas, nunca ganhará essa agilidade!!
Então, qual seria a opção para ganhar agilidade? REPETIÇÃO!! O tempo que você gastaria com as pausas necessárias para processar a informação, você usa ouvindo novamente todo o trecho. Em vez de se concentrar no detalhe, palavra por palavra, você se concentra no todo. Além da agilidade, você aprende um conceito muito importante no aprendizado de uma língua estrangeira que é o Input inteligível. Leia o texto Input inteligível também!
Olá! Estou nessa luta para aprender inglês e a medida que tenho esse tipo de informação, sobre o que envolve aprender outra língua, me ajuda muito, muito mesmo, me sinto menos incapaz e dou um passo a frente, o que pra muitos parece pouco, mas pra mim é muito. Obrigada.
ResponderExcluirFico muito feliz em poder ajudar. Se houver alguma angústia ou questão especifica, compartilhe comigo. Preciso de argumentos para novos textos e escrever sabendo que alguém será beneficiado diretamente é ainda mais motivador para mim! Obrigada por comentar!
ResponderExcluirTô adorando as dicas. Me identifico com todas...rs Durante o aprendizado, de fato, passamos por todo esse processo. E o desconforto por não entender tudo vai gerando uma ansiedade mesmo. Muito bom!!
ResponderExcluirO desconforto é gerado pela expectativa que criamos para nós mesmos que muitas vezes não são realistas. Aprender uma língua exige perseverança . Vou escrever um texto falando sobre isso.
ExcluirNossaaa, excelente texto. Dá um alívio saber q isso é normal. A ansiedade realmente atrapalha muito. Obrigada por mais essas dicas. Bjs
ResponderExcluirCada comentário desse tipo me estimula a escrever mais. Obrigada!
ExcluirEu acho que isso tem a ver com a capacidade ou o atrevimento do uso da dedução, é preciso desenvolver uma confiança no que ouvimos, muitas vezes não acreditamos que pode ser isso ou aquilo, logo em seguida será confirmada a suspeita do que havíamos escutado. Fazendo assim, a compreensão do contexto aumenta cada vez assim como reduz -se a insegurança.
ResponderExcluirVou escrever um texto falando sobre a importância no mindset dos alunos para que o sucesso do aprendizado de uma língua aconteça.
ExcluirParabéns pelo post. Muito útil e, com certeza, esclarecedor. Quantas vezes não nos vemos diante de alunos frustrados por acreditarem não ter entendido o diálogo? Ou quantas vezes não somos considerados "carrascos" pela velocidade com que falamos ou por não pausarmos nossa fala? Seu texto, além de bem escrito e de leitura agradável, explica muito do procedimento em sala de aula e os objetivos das atividades de Listening (tão "queridos" por tantos alunos).
ResponderExcluirReconfortante é saber que colegas como você ratificam minhas palavras!
ResponderExcluirMuito interessante seu artigo. Realmente acontece frequentemente, mas tem o fator nervosismo. Quando o aluno precisa responder o nervosismo atrapalha, quando ele está ouvindo para outra pessoa, fica mais fácil absorver o conteúdo falado.
ResponderExcluirVocê acabou de me dar uma ideia para um novo texto quando mencionou o nervosismo. Trata-se de uma barreira que atrapalha o aprendizado do idioma. Essa barreira é chamada de filtro afetivo!
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Fabio!
ExcluirQuando o professor na sala de aula só fala em inglês com a gente e nós mesmo que sem perceber entendemos,prova que a gente consegue né. Muito bom seu texto. Eu disse que vinha né. Vim e amei. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigada por ter vindo conferir. Fico muito feliz em saber que tenha gostado! Esse foi o primeiro texto que a Carina Fragozo gostou e recomendou.. Temos uma madrinha em comum! 😊
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