Como aprender um segundo idioma com mais eficiência? Esteja presente!

Esteja presente! Pode parecer óbvio mas não é. Muitas vezes o aluno de uma língua estrangeira  traz consigo uma mentalidade antiga de que o importante para se aprender algo é ter matéria anotada.

 Certa vez um aluno me disse que não estava preparado para fazer prova oral porque não tinha tido tempo de estudar. Perguntei a ele se ele iria estudar um dia antes de uma viagem ao exterior. Ele me olhou pensativo e concordou que aprender uma língua vai bem além de decorar conteúdo.

Aprender um idioma é vivenciá-lo. Quando você falta à aula você está deixando de experienciar a língua que está aprendendo. O aluno não é uma esponja que está ali passivamente na frente do professor, absorvendo conteúdo. Ao contrário, o aluno é parte fundamental do processo. Tem que se envolver, viver situações reais e significativas através do idioma que está estudando. Portanto, a relação entre frequência e aprendizado é fundamental.

Falar sobre presença é ir além do aspecto físico. Estar presente é um exercício mental que aprendi nas minhas aulas de yoga com a mais iluminada e preciosa mestra que alguém pode ter: Márcia Mariana.

Durante minhas aulas percebo que alguns alunos não se mantêm presentes comigo e estão sempre um minuto atrasados, copiando algo que está escrito na lousa para estudar mais tarde, por exemplo. Se você pode entender o que se passa na hora em que está acontecendo, porque ignorar a professora e copiar o que está no quadro para entender sozinho mais tarde?

Esteja presente, ouça, interaja, pergunte e principalmente siga as instruções da professora. Saiba que se a professora escrever algo que não se encontra no seu material de apoio, ela irá pausar a aula e pedir que copiem. Se ela não pede é porque o que está escrito é apenas um recurso visual para ajudá-los naquele momento de interação.

Outra forma de estar ausente é querer se adiantar. Muitos alunos deixam de perceber a professora e os colegas para se focar no que  escrito na próxima página do livro... É um sintoma de ansiedade que te afasta do momento presente.  Não perca a conexão com seus colegas e seu professor, lembre-se que seu livro estará disponível a qualquer momento para você. As pessoas, suas percepções e contribuições para seu aprendizado, não.

Se você quer adquirir um segundo idioma lembre-se de estar aberto á tentativa e erro, sem se impor a obrigação de dominar tudo de cara. Exercite sua curiosidade, encare o aprendizado como um desafio e não um teste. Não se pergunte o porque de tudo, língua não é uma ciência exata! Aceite que as regras gramaticais não sigam a lógica da sua língua mãe. O aprendizado de um idioma acontece de maneira espiral e não linear, portanto velhos hábitos não ajudam em novos processos. A cada volta você absorverá melhor cada significado e uso do que está sendo estudado.

Enfim, aprender um novo idioma é uma jornada de descobertas incrível. Ao final, você terá se tornado muito mais do que um falante fluente de um idioma estrangeiro, você terá se tornado um ser humano mais permeável e suscetível a aprender  outros assuntos e a ser relacionar socialmente de maneira mais interessante e enriquecedora.

Comentários

  1. Nossa, preciso estar realmente presente então. Fico sempre desesperada para anotar e isso acaba mesmo atrapalhando o entendimento sobre a explicação. Nunca tinha olhado dessa forma. Vc é muito observadora. Obrigada por mais essas dicas. Parece que vc lê pensamentos. Rsrs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu ofício! Observar para ajudar o aluno a entender melhor o processo de aprendizagem! Obrigada por me incentivar sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas