Estou "velho" para começar a aprender um segundo idioma! Será?


Não há dúvidas de que aprender um segundo idioma depois que se chega a fase adulta pode ser mais desafiador do que na infância, porém existem vantagens de se aprender quando não se é tão jovem. A maior delas é, sem dúvida, a maturidade.

Tenho vários alunos maduros, alguns inseridos em turmas de adolescentes inclusive, e todos tem uma característica em comum: uma postura positiva em relação ao aprendizado.

 A maior parte das  pessoas que aprendem um idioma depois de uma certa idade encaram erros e correções de uma maneira mais natural como deve ser; Afinal erros são parte do processo de aprendizagem como já tratei no texto Sobre erros e empatia. Pessoas mais vividas costumam encarar desafios com mais leveza e descontração e isso é fundamental para a aquisição de uma língua porque a atitude deles perante o aprendizado diminui o que chamamos de filtro afetivo. A definição desse conceito, criado pelo linguista Krashen, é de uma barreira que  impede o aprendiz de processar input recebido na nova língua. O abandono do ego ajuda  a manter esse filtro em níveis mínimos e isso pode fazer muita diferença na hora de se adquirir um novo idioma.


Além disso, com o passar dos anos, tendemos a ter uma maior  bagagem cultural, uma visão mais sistêmica do que seja adquirir conhecimento, e por consequência,  diminuem-se possíveis resistências quanto as estratégias de aprendizado propostas pelo professor.

Por último, mas não menos importante, é a relação com o tempo que as pessoas maduras têm. Eles são realistas  e sabem que aprender é um processo que exige tempo, disciplina e constância. E por saberem que aprender um idioma não é como uma corrida de 100 metros e sim uma maratona, traçam metas realistas e se dedicam a elas com afinco e determinação.

Enfim, esse grupo  da foto é  um exemplo de tudo o que foi escrito aqui. Já estão no Intermediário 1 e são um orgulho para mim!! Elas foram apelidadas carinhosamente de "As poderosas". Tive o privilégio de ensinar  filhos e netos de algumas e hoje são elas que estudam... Por isso, se você conhece alguém que acha que não tem mais idade para aprender, recomende meu texto! Ficarei imensamente feliz em saber que esse blog possa ter tido um papel tão nobre como o de incentivar  alguém especial para você à aprender algo novo. Escrevam comentários e me sigam para que possam saber sobre textos novos!!


Comentários

  1. Wow! This text has really brought me joy. You are not only a simple teacher in this pleasant business. You are a researcher and you inspire your students and colleagues. Thank you for sharing Krashen with the world. His work has made me a much better professional and seeing him on your blog has brought us even closer. Thank you for your work and time. - Rodrigo P. Honorato (EFL Teacher at Achieve Languages Pampulha - Belo Horizonte-MG, Brazil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks a lot for supporting my blog! My aim is turning the fundamentals of learning a second language into something accessible to every single person who isn’t a teacher but is interested in “entenderpraaprender”, as the name of the blog suggests!

      Excluir
  2. Adorei este texto, amo ler sobre aprendizagem e acredito que com mais maturidade, sabemos lidar melhor com os erros e as dificuldades que enfrentamos ao aprender uma segunda língua. Nesse tempo de que poucas pessoas usam blogs, meu deu uma felicidade ver um com uma temática tão importante e diferente. Acompanharei sempre que possível! Um grande abraço! Ps: indicação incrível do Rodrigo (@ebfdawg) ❤

    ResponderExcluir
  3. This text not only shows but also explains the step by step, when it comes about learning a foreign language, it's a great point of view to enlighten some adults questions. Thanks, Rodrigo Honorato ( @ebfdawg ) for the tip.
    Teacher Renato de Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for commenting, Renato! It’s really important getting support from teachers!😃

      Excluir
  4. Oppaaa que legal conhecer mais um meio de aprendizado. Adoro essas dicas/reflexão.
    Assim que vi o canal English Black Friday indicando o blog eu logo conferir.
    Esse texto realmente me deu um gás, sempre me pergunto isso. Comecei estudar inglês faz 2 anos e meu sonho é ser professor de faxuldade, mas como se já tenho 37 anos?
    Essas informações nos motiva a se esforçar ainda mais e seguir em frente.
    Obrigado e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um incentivo muito grande para mim receber mensagens como a sua! Tudo de bom pra você também!

      Excluir
  5. Blog com matérias incrivel para indicar aos pais dos alunos de nosso objetivo zona norte SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas