Como mudar seu Mindset para evitar a famosa "preguiça de estudar".

Você gosta de estudar línguas ou estuda só pelo resultado?

 Muitas pessoas têm procurado métodos mágicos para aprender idiomas, justamente porque não gostam ou têm preguiça de estudar mas, e se você pudesse mudar seu mindset?

 Tudo começa  no seu pensamento! Saiba que o nosso cérebro nos protege de tudo o que é desconhecido. Por isso, ele te sabota! Ele reconhece esse movimento de aprendizado como algo incomum para ele. Se você passou a vida inteira evitando contato com um segundo idioma, é super natural seu cérebro estranhar seu comportamento e o rejeitar.

Sei que não é fácil mudar padrões de pensamento e comportamento mas, o truque é manter-se vigilante. A princípio você precisará agir de maneira absolutamente premeditada e racional, evitando que sua mente o leve de volta a  sua zona de conforto. Ficar atento as artimanhas da sua mentalidade antiga é o que vai fazer a diferença.

Acredite, você pode mudar sua percepção sobre esse caminho que te parece tão aborrecido, desde que você conheça as crenças limitantes que te acompanharam por toda a vida  e  as modifique.

 Tarefas muito difíceis ou muito fáceis não liberam dopamina e ela é sua maior aliada nesse processo de mudança de mindset. Procure fazer atividades desafiadoras mas que sejam possíveis de serem superadas. Seu sangue se inundará de dopamina e te pedirá mais.. 


Comece por pequenas mudanças de hábitos! Dividir suas tarefas em pequenas sessões de estudos regulares geram mais resultados do que tentar estudar tudo em um único dia. Se você terminar uma tarefa exausto, terá a tendência de fugir da próxima "sessão de tortura".

 Uma sugestão é organizar seus estudos, não por empreitada, mas por  pequenas sessões regulares estabelecidas por tempo ( 20 minutos, por exemplo). Dessa forma, você tenderá a  encarar o aprendizado com mais satisfação e  ainda terá melhor aproveitamento.  Um pequeno desafio alcançado é mais motivador para seu cérebro do que uma grande jornada planejada e não concluída.


Ao manter contato com o idioma regularmente, vias neurais preciosas serão criadas e farão com que estudar uma língua pareça natural e não mais algo estranho a ser evitado. Além disso, o prazer de ter alcançado seu objetivo te trará uma sensação de recompensa e isso virará um ciclo vicioso do bem.



O fato de você ter lido esse texto até o final já é um ótimo começo. Parabéns!!!! Eu escrevi um texto falando sobre motivações intrínsecas e extrínsecas que talvez possa ajudá-lo também :"Aprender línguas não é para mim!" Quem disse?



Comentários

  1. Oi Marisa, é muito bom ver estes espaços voltados a ajudar outras pessoas com a experiência que você adquiriu durante anos e muito trabalho em sua vida, sou um dos que sempre colocam como motivo da falta de estudo em inglês a falta de motivação, de iniciativa ou de oportunidade, os anos vão passando e a acomodação ganha espaço, estou hoje em minha terceira licenciatura, mas não tive determinação de continuar com as aulas de inglês até me formar, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que esse texto tenha te proporcionado uma reflexão sobre voltar a estudar Inglês algum dia.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas