"Aprender línguas não é pra mim!!" Quem disse???

Como vocês sabem, sou professora de Inglês em escola de idiomas e tenho muitas histórias de superação colecionadas na minha memória e no meu coração.

Hoje vou contar a trajetória de aprendizado de um casal de alunos muito queridos. Não  posso citar nomes mas saibam que ambos aprenderam o idioma e continuam juntos!!!!! rsrsrsrsr.  Inclusive, já tiveram 2 filhas lindas desde a formatura!!!

Paulo e Renata (nomes fictícios) já haviam estudado juntos na faculdade, ambos se formaram em engenharia. Não preciso dizer que eram intelectualmente equivalentes entre si. Acontece que a Renata apresentava maior intimidade com o idioma e Paulo era um 'real beginner'.

 Por ter  certo conhecimento prévio Renata queimou a largada e se destacou logo no primeiro mês. Ela fazia as tarefas antes do prazo, sempre tomava iniciativa nos diálogos ou atividades em grupo.

Eu temia pelo Paulo! Achava ele muito quieto e inseguro, porém muito focado e assíduo. Com o passar dos semestres o conhecimento anterior da Renata foi se diluindo e deixando de ser uma vantagem e isso a desestimulou. Ela começou a faltar e se dedicar menos ao curso.

Com o Paulo, aconteceu exatamente o inverso. Ele começou lá atrás, com muita dificuldade, mas com muita disciplina e determinação, apesar da timidez.

Aí eu te pergunto: O que aconteceu de fato?

Eu vejo que a motivação da Renata era extrínseca apenas! Ela desejava o reconhecimento dos colegas, as notas altas, talvez uma promoção no trabalho... Não que haja algo de errado nisso mas, a motivação vinda de fora é mais frágil. Ela pode ser afetada negativamente com muita facilidade.

Por outro lado, Paulo era motivado intrinsecamente ! Ele tinha um desejo interno de superar os obstáculos que o impediam de falar Inglês. A motivação dele tinha a ver com uma satisfação interna de progresso. Por isso ele não se afetou com a dificuldade que teve que enfrentar para aprender o idioma. Ele mantinha o midset dele positivo e isso fez uma grande diferença. A partir desse ponto ele passou a se motivar extrinsecamente também. Visto que seu progresso foi percebido e celebrado por todos da sala.

 Ficou claro, mais para o final do curso, que a Renata estacionou em um nível intermediário e que o marido tornou-se muito mais fluente que ela. Ela não conseguiu mudar a Mentalidade com que encarava o aprendizado e isso se refletiu em seu aproveitamento.O modo como encaramos nosso aprendizado pode limitar nosso rendimento nos estudos, A boa notícia é que podemos alterar nosso Mindset. Deixem comentários!!!

Leia o post Como mudar seu Mindset e evitar a "famosa preguiça" de estudar Deixem comentários!



Comentários

  1. Que matéria bacana essa. Acho que sou um pouco Paulo. Eu moro nos EUA há 2 anos, mas sou tímida pra falar inglês e tenho medo de falar errado, medo de não ser entendida pelos nativos americanos, meu aprendizado é lento, mas constante, estou ainda quebrando as barreiras da comunicação com os americanos. Eu já estava achando que inglês não era pra mim, porque já este tempo todo morando aqui e ainda tenho dificuldades na comunicação. Estudo inglês sozinha, me esforço para estudar todos os dias. Consigo perceber meu lento progresso quando recebo o feedback positivo dos americanos. Adorei a matéria. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, sua disciplina te trará tudo o que você almeja. Receber seu feedback é muito satisfatório e importante para mim!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas