O bolo de cenoura que ensina Inglês


Eu sempre fiz bolos muito bons mas nunca um de cenoura decente!

Isso me deixava arrasada, me sentindo incompetente. Como um simples bolo  poderia ser tão complicado pra mim Justo eu que tenho fama de fazer o melhor bolo de maçã com castanha do universo!!!! rsrsrsrs

Poxa, que frustração! Como sou professora de Inglês, na mesma hora, pensei nos meus queridos pupilos. Será que eles se sentem assim quando falham no aprendizado do idioma?

Um dia minha vizinha e amiga querida Rosiane veio tomar café comigo e trouxe um delicioso bolo de CENOURA!!! Estava delicioso, e bem sem esperanças, resolvi perguntar qual o segredo pra tamanha perfeição. Ela me disse que era receita da Rita Lobo e que não tinha erro. Como a persistência é uma qualidade que cultivo, decidi dar uma chance para mim mesma e provar  que não há desafio que não se possa superar. E não é que o bolo saiu maravilhoso!!!

Fiquei pasma e também muito orgulhosa de mim mesma por não ter desistido de aprender. E é essa a relação entre o bolo e o aprendizado de Inglês. Para uns parece extremamente simples. Dá certo de primeira, para outros leva tempo. É preciso errar muito antes de chegar lá.

Depois de comer o bolo quase todo e tirar várias fotos dele, parei para analisar o que tinha feito de diferente que resultou no sucesso da empreitada! Pensei vários dias sobre isso e cheguei a conclusão de que a diferença foi eu ter entendido os porquês das instruções. Eu já tinha lido que deveria bater a massa por 5 min, mas antes eu não respeitava isso porque achava que era sem sentido. Mas a Rita explicou! É para criar ar na massa e ele ficar leve. Eu já tinha visto que tinha que peneirar a farinha mas achava que era pra garantir que não houvesse nenhuma impureza. Como eu acreditava na qualidade da minha farinha, eu pulava essa etapa. Mas a Rita explica tudo em detalhes. Ela diz que peneirar cria ar na massa... e esse é o segredo do bolo. A massa é pesada e precisa de todos esses passos para dar certo. Os outros bolos não são tão exigentes!

Enfim, no aprendizado do Inglês é a mesma coisa. Se você não entender o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, talvez você não atinja os seus objetivos de fluência e competência no Idioma que estuda. Você estará fazendo o mesmo que fiz durante anos, com as receitas de bolo de cenoura.

Para que você se convença a mudar seus hábitos e comportamentos com relação ao seu aprendizado eu vou te explicar tim tim por tim tudo o que passa na cabeça dessa teacher,  enquanto ela prepara suas aulas.
 Espero que vocês tenham paciência porque eu pretendo ser a Rita Lobo do Inglês!! Vocês ficarão surpresos com a quantidade de reflexões, teorias e experimentos que permeiam  minha cabeça enquanto planejo minhas aulas.

 Discutirei os vários aspectos psicológicos que bloqueiam a fluência do idioma, técnicas para envolver o aluno, para desafiá-lo, motivá-lo. Enfim, tudo o que colecionei e que percebi, que impede ou permite, que uma pessoa possa se tornar proficiente no idioma.

Comentários

  1. Tô adorando isso aqui. Quero mais. Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Deixe comigo!! Vocês são minha inspiração para querer sempre melhorar e escrever mais..

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo. Perfeita analogia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto muito motivada e feliz quando um professor gosta de um texto meu. Obrigada pelas palavras!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas