Hoje é dia de prova. E agora?

Você é daquele tipo que fica com dor de estômago em dia da  prova? Você estuda, se prepara, mas nunca consegue se sentir seguro antes do teste. Você não está sozinho!

Tenho por hábito, ficar na sala durante meus intervalos e sempre tem uns peixinhos que espontaneamente se deixam ficar depois da aula para conversar. Adoro esses momentos porque não há pauta, não os chamo pra conversar, assuntos  simplesmente fluem e faço descobertas incríveis.

Tenho um aluno que está na escola desde que tinha uns 9 anos e sempre passa mal em dias de prova. Conversando com ele, chegamos a conclusão que tamanha coincidência não seria possível e que provavelmente tratava-se de uma reação psicossomática. Muito intrigada fui pesquisar e cheguei a uma hipótese que dividi com ele e agora com vocês.

 Trata-se de um fenômeno chamado  "pensamento mágico". É quando , na tentativa de controlar nosso destino, criamos algumas crenças. Por exemplo, você estava inseguro um dia antes de fazer uma prova, ficou com medo mas no final acabou tirando uma nota excelente. Já em outro momento, você acreditou saber todo o conteúdo da prova mas foi mal. Pessoas controladoras precisam ter  respostas, e portanto, se não há lógica nos acontecimentos, eles  estabelecem um axioma, baseado nos resultados anteriores. Se eu fiquei calmo e fui mal, então se eu de ficar nervoso eu me sairei bem! Ou ainda, no caso de o pensamento mágico estar relacionado a religião...'Quando eu sinto medo, Deus vê que eu sou humilde, que não estou me achando superior a ninguém e me premia com o sucesso". Principalmente, na nossa cultura, onde a humildade é confundida com  modéstia. Parecer frágil pode te dar a sensação de merecimento.

 Acontece, que uma prova é apenas uma prova. Um termômetro que indica os pontos a serem melhorados. Quando se toma consciência de que não há como se garantir o sucesso e que tudo o que temos que fazer é aceitar a imprevisibilidade, a principio pode parecer assustador, já que se constata que não temos controle absoluto sobre nosso destino.

Porém, se analisarmos por outro viés, pode-se conquistar a tranquilidade. "Não há o que eu possa fazer, além de estudar e me preparar. Se eu não conseguir atingir minha meta,  estudarei mais e ponto!"  Talvez, percebendo o mecanismo interno de nossa mente e sabendo que ela cria fantasias, podemos ao menos manipulá-la a nosso favor, convencendo-nos que nem tudo depende apenas de nós.O que acham? Deixem seus comentários. Acho esse assunto fascinante.

Comentários

  1. Sim, fascinante. Conheço muitos alunos que precisam ler esse post e que gostariam muito de conhecer o mecanismo do tal "pensamento mágico". Explicação interessante e conclusão reconfortante ("nem tudo depende de nós"). Enfim, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo satisfeita que você tenha gostado. Não esqueça de recomendar meu texto para esses alunos então.... rsrsrs

      Excluir
  2. Uauuuuuu. Nunca tinha pensado por esse aspecto. Faz muito sentido. Colocarei em prática. Obrigada por mais essa dica top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gentil e interessada no que tenho a dizer.. Muito obrigada por compartilhar sua opinião.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas